Rock in Rio 2017 - Eu fui!

Por Flávia - quinta-feira, outubro 05, 2017

O Rock in Rio é, simplesmente, o maior festival de música da América Latina. E eu não poderia deixar de participar por, pelo menos, um dia desse grande evento.

Nossa viagem para o Rio foi uma grande aventura ~loucura~
Como a grana era bem contada, quando compramos os ingressos fomos até pesquisar passagens aéreas, mas estava um absurdo de caro e eu me recuso a pagar mais de mil temers para passar apenas um final de semana no lugar. Então, optamos por ir de ônibus, que nos custou menos de 1/4 do valor do avião.

O trajeto de ônibus de SP ao RJ dura cerca de 6 horas + 30 mins de parada, tanto na ida, quanto na volta. A viagem é bem "sofrida", pois chega um momento que não há mais posição confortável para ficar. E, claro, nem se compara com o avião que faz o mesmo trajeto em meia hora.

Saímos da Rodoviária do Tietê na sexta-feira, dia 22, por volta das 18h e chegamos no Rio às 00h30.

O hotel que nos hospedamos fica bem próximo a rodoviária e esse trajeto durou, no máximo, 10 minutos de táxi.
Ficamos no bairro da Tijuca, atrás da estação de metrô Afonso Pena, que é bem agradável, cheia de prédios e barzinhos. É um lugar bem movimentado durante o dia todo!

Por falar em táxi, ficamos impressionados com a quantidade de veículos amarelinhos pela cidade toda. A ideia inicial era chamar um Uber quando chegássemos por lá, porém tinham tantos táxis na saída da rodoviária que ficamos com medo e decidimos ir assim mesmo. Deu tudo certo!

Descansamos da viagem, tomamos aquele cafézinho da manhã e partimos para o Rock in Rio, que nesse ano teve a instalação da Cidade do Rock na Barra da Tijuca, aproveitando toda a estrutura do Parque Olímpico construído para as Olimpíadas de 2016.
Também foi aproveitado o esquema de transporte e a chegada até lá foi muito tranquila e organizada, usamos metrô e BRT - e praticamente, atravessamos toda a cidade! haha

O local do evento é IMENSO e tem diversas atrações acontecendo durante todo o dia.
Além dos shows, tem stands de patrocinadores, brinquedos radicais (montanha-russa, Megadrop e Tirolesa), distribuição de brindes em alguns locais, lojinhas, restaurantes... O resultado disso é que, se você quer conhecer a maioria dessas coisas, você fica a maior parte do dia andando ou de pé em filas, e é muito cansativo.

As atrações do Palco Mundo no dia 23/09 foram, nessa ordem: Titãs, Incubus, The Who, Guns'n'Roses.

Chegamos lá no horário de abertura dos portões (14h), conhecemos o espaço e conseguimos agendar nossa ida na montanha-russa. Pegamos fila pra agendar, fila pra brincar... mas foi bem legal.

Depois disso fomos direto para o palco principal pegar um lugar bacana.

O primeiro show iniciou as 19h, ficamos próximos ao corredor central do palco e no começo deu pra ver bem. Conforme os shows foram passando, começou a tumultuar e aí só deu pra ver através do telão.
No penúltimo show já sentíamos o cansaço batendo nas pernas e nas costas... Nossa! Eu estava exausta.

Presenciamos um recorde sendo batido: o show do Guns'n'Roses foi o mais longo da história do RiR, com quase 4 horas de duração.
E, apesar da voz do Axl não acompanhar a potência da banda, o show foi incrível!

Voltamos para o hotel, de BRT e metrô também, e desmaiamos de exaustão, ficamos até sem tomar o café da manhã porque perdemos o horário. hehe
Almoçamos num bar da Tijuca e voltamos para SP.

Das impressões que tive, posso dizer a vocês:

- O Rio de Janeiro é incrível e vale a visita! Quero voltar com mais tempo para turistar pelas praias, andar de bondinho, visitar o Cristo...

- Participar desse festival é sensacional, porém por conta do cansaço não sei se acaba valendo a pena.
Como disse, passamos o dia todo andando no sol e quando chega no último show não conseguimos nem mais curtir, pois o cansaço é tão grande que torna-se irritação.

Talvez volte nos próximos anos, dependendo das atrações que se confirmarem, mas aproveitarei de forma diferente. Se o objetivo é aproveitar o show de determinada banda, o esquema é chegar mais tarde, se posicionar num local bacana e ficar sentado até o momento do show. Acho que dessa forma amenize o cansaço das pernas, pés e costas.

O próximo RiR no Brasil é só em 2019, mas já estamos de olho no Lollapalloza, que acontece em SP em março/2018, e terá em um dos dias como headliner o Red Hot Chilli Peppers.

E você tem alguma experiência com grandes festivais?
Conta pra mim nos comentários! :*